Brasil em direção á periferia
ceci vieira jurua
qui., 16 de nov., 07:54 (há 1 dia)
para mim, Cco:Jorge, Cco:Renato, Cco:Ronald, Cco:TEOFILO, Cco:Allen, Cco:Tania, Cco:Beatriz, Cco:Carmen, Cco:Fatima, Cco:Carlos, Cco:Gustavo, Cco:Samuel, Cco:Jeferson, Cco:Luis, Cco:Luiz, Cco:Luiz, Cco:Ricardo, Cco:Mayra, Cco:Monica, Cco:Teresa, Cco:Cinthya, Cco:Ildo
Amigos e amigas, bom dia (meu princípio de vida, um deles: quem avisa amigo é)
Como está, com o atual comportamento de jogar a verdade para baixo do tapete, dificilmente a
"esquerda liberal", pró globalização e pró-imperialismo, dificilmente ganhará as eleições
de outubro próximo. A verdade histórica às vezes demora a ser revelada. Mas sempre aparece. Abs, CJ
________ ABAIXO UM EXEMPLO
SE O PT DE SÃO PAULO QUISER GANHAR ELEIÇÕES, precisa recontar nossa história dos últimos 50 anos.
Vejam por exemplo a revista Carta Capital de 10 de março de 2004:
artigo de Mauricio Styrcer , p. 8
...
A vitória eleitoral de FHC, foi assegurada pela ação do secretário do Tesouro americano - " que governou de fato como presidente do Brasil sem precisar perder uma única festa em Manhattan."
"RUBIN, diz o jornalista [norte americano, o entrevistado por Stycer] ajudou a manter a moeda brasileira em alta costurando o apoio dos organismos internacionais ao Pais. O real, que seria desvalorizado pesadamente logo depois da vitória eleitoral, escreve Palast, "permaneceu em alta antes da eleição porque os Estados Unidos deixaram clara sua intenção de substituir as reservas perdidas por um pacote de empréstimos do FMI".
agora indo à página 11
Em outubro de 1998, o presidente nominal do Brasil, FHC, foi reeleito para o cargo por um único motivo: tinha estabilizado o valor da moeda brasileira e, portanto, contido a inflação. Na verdade não tinha. O real brasileiro estavas ridiculamente supervalorizado. Mas, com a aproximação das eleições, sua TAXA DE CÂMBIO contra o dólar simplesmente desafiava a gravidade. Esse milagre levou Cardoso à linha de chegada com 54% dos votos.
Mas não existem milagres.
Quinze dias depois da posse, o real despencou e morreu. Seis meses depois da eleição, ele tinha aproximadamente a metade de seu valor no dia da eleição." ...
AI, DIGO EU, ENTROU NOVO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL QUE ELEVOU A TAXA DE JUROS PARA 40% ....QUARENTA POR CENTO.
e EU, COMO ECONOMISTA, EXPLICO AINDA :
UMA DAS REFORMAS LIBERAIS FOI RETIRAR DO ESTADO A AUTORIDADE PARA DITAR A TAXA DE CÂMBIO. PODER DE QUE GEISEL DESFRUTOU E UTILIZOU PARA O BEM DA ECONOMIA BRASILEIRA.
O VALOR DA MOEDA NACIONAL CAIU, PORQUE O DIREITO DO ESTADO HAVIA SIDO REPASSADO AOS BANCOS INTERNACIONAIS. EM 1998. O GOVERNO FICOU DESPOJADO DE UM DIREITO QUE, ANTES, ERA INALIENÁVEL.
____________
Porque não fazem, os integrantes de PT e PSol, um caderninho desta entrevista, distribuem entre o povo simples, sem diploma universitário, e aí explicam porque chegamos onde chegamos, nesta situação atual de quase periferia dos States ? Uma situação que não interessa a eles nem a nós.
Comentários
Postar um comentário