pronunciamento meu, distribuido nas redes
Nós , economistas, em respeito aos princípios básicos da Economia Política, precisamos informar à população que a
elevação do custo de vida, (ou elevação dos preços de produtos com demanda de baixa elasticidade preço , porque são essenciais ou porque não possuem substituto), decorrem basicamente,
-DA INDEPENDÊNCIA "FORJADA" DO BANCO CENTRAL, ATRAVÉS DE UMA LEI COMPLEMENTAR NO MÍNIMO DISCUTIVEL DO PONTO DE VISTA POLÍTICO E JURÍDICO, POIS SEGMENTA A NAÇÃO AO DECLARAR QUE O BANCO CENTRAL NÃO PRECISA ESTAR HARMONIZADO COM OS INTERESSES DO DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NACIONAL, E COM AS NECESSIDADES DA MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Vejam por exemplo, o que está ocorrendo entre os pequenos e pobres empreendedores brasileiros :
O boletim BR 247 desta data, 24 de abril de 2023 informa
Inadimplência de trabalhadores formais e informais dispara no microcrédito
247 - Números divulgados pelo Banco Central (BC) mostraram que dois em cada 10 trabalhadores formais e informais que recorreram ao microcrédito estavam com as contas atrasadas em fevereiro. De acordo com o BC, a inadimplência na modalidade atingiu 20,7%, patamar recorde em um cenário de juros elevados, com Selic de 13,75%. O microcrédito é oferecido a empreendedores formais - como MEIs (microempreendedores individuais) - e informais que buscam empréstimos de pequeno valor.
Segundo a Folha de S.Paulo, a escalada da inadimplência nessa linha de crédito aumentou a partir de setembro do ano passado, acumulando alta de 16,6 pontos percentuais em 12 meses até fevereiro, quando a taxa média de juros cobrada estava em 49,9% ao ano, valor próximo ao limite de 60% ao ano (4% ao mês).
O micro crédito é uma forma de crédito direcionado em quje instituições financeiras destinam parte de seus recursos dos depósitos à vista (representando 2% da média dos saldos). Nos últimos quatro anos, o crescimento anual médio da modalidade foi superior a 24%.
rtigo | Ceci Vieira Juruá | Um Intérprete Pioneiro da Moderna Economia Capitalista ImprimirEnviar para um amigoTweet JURUÁ, Ceci Vieira. Um Intérprete Pioneiro da Moderna Economia Capitalista. Breve Apresentação da obra O NOVO ESTADO INDUSTRIAL – De John Kenneth Galbraith. Movimento Paraíso Brasil. (Site). Publicado em: 29 set. 2022. Disponível em: http://paraisobrasil.org/2022/09/29/um-interprete-pioneiro-da-moderna-economia-capitalista-breve-apresentacao-da-obra-o-novo-estado-industrial-de-john-kenneth-galbraith/. Acesso em: 29 set. 2022. | Artigo online Um Intérprete Pioneiro da Moderna Economia Capitalista Breve Apresentação da obra O NOVO ESTADO INDUSTRIAL¹ – De John Kenneth Galbraith Ceci Vieira Juruá No Prefácio à 3ª edição da obra O NOVO ESTADO INDUSTRIAL, o autor informa que as 2 mil maiores empresas dos Estados Unidos “compreendem cerca de metade da economia, em termos de participação no produto total”. A este conjunto, em lugar da denominação habitual, “sistema ...
Comentários
Postar um comentário