artigo do Economista BRESSER PEREIRA publicado hoje, 3 de novembro 2022, em BR 247
ceci vieira jurua
qua., 2 de nov. 22:32 (há 13 horas)
para desenvolvimentistas@googlegroups.com
Bresser Pereira
Não podemos descansar sobre os louros
"Os brasileiros lutaram contra contra o neoliberalismo e contra o neofascismo. Fomos vitoriosos, mas não podemos descansar sobre os louros", indica
2 de novembro de 2022, 16:11 h
Estou feliz com a eleição de Lula. Terminou o período mais sombrio da história da democracia no Brasil. Estou feliz também porque minha previsão que a democracia aqui está consolidada e, portanto, sobreviveria a todas as tentativas de golpe do sr. Bolsonaro também foi confirmada.
Ainda há quem continue a falar em ameaça de golpe, não obstante ele tenha ordenado a seus subordinados o início da transição para o novo governo.
A jornalista Malu Gaspar, do Globo, por exemplo, insiste que Bolsonaro não reconheceu explicitamente a vitória de Lula e que estimula seus seguidores a questionar o resultado das urnas.
Uma democracia está consolidada porque sobrevive aos ataques que sofre. Mas isto só é possível porque muitos estavam em sua defesa. A ação de instituições como a OAB, a Comissão Arns e a CNBB foram fundamentais nessa defesa e no resultado alcançado.
A tese, porém, que “a democracia está morrendo”, que se tornou popular entre cientistas políticos nos Estados Unidos e no Reino Unido depois que, em 2016, Trump foi eleito e o referendo do Brexit foi aprovado, foi um equívoco.
Cientistas políticos como Steven Levitsky, Daniel Ziblatt e David Runciman, que em 2018 publicaram livros afirmando que a democracia estava morrendo aos poucos nos seus países. Tiveram lá e também aqui grande sucesso. São democratas, mas estavam fazendo terrorismo político.
Em 2020 eu escrevi um ensaio publicado em seguida na Lua Nova cujo título era “A democracia não está morrendo, o que está morrendo é o neoliberalismo”. E de fato, esse neoliberalismo, que apenas beneficiou os ricos. morreu.
Mas antes de morrer deu origem a um populismo de extrema-direita que amedrontou muitos, também lá e aqui.
Como previa, o desenvolvimentismo que está aí é um desenvolvimentismo conservador; não é muito melhor que o liberalismo. Mas não é neofascista como é a extrema-direita.
Extrema direita não morreu, e contra ela as mulheres e os homens progressistas precisarão e suas organizações precisarão continuar a lutar com tanto ou maior vigor que o que mostraram quando lutavam contra o neoliberalismo.
No Brasil, nestes anos, os brasileiros lutaram contra as duas coisas – contra o neoliberalismo e contra o neofascismo. Fomos vitoriosos, mas não podemos descansar sobre os louros.
Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.
segunda feira 12 abril cpi pandemia - e menino hélio segunda feira 19 de abril - data de aniversário de GETULIO VARGAS Na obra PROBLEMAS DO DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO que, logo no primeiro capitulo, trata do desenvolvimento autônomo da Economia nacional -, o deputado trabalhista SERGIO MAGALHÃES, manifesta sua convicção --- de que o falecido Presidente Vargas tenha chegado, nos últimos anos de sua vida, à compreensão dos problemas básicos da Nação . Esta convicção se comprova através das providências de vária ordem que tentou encaminhar durante seu último governo. Entre estas queremos ressaltar a mensagem da qual resultou a PETROBRÁS, a constituição de uma equipe para formular o plano de eletrificação, o empenho em constituir a ELETROBRÁS, o encaminhamento do reaparelhamento ferroviário com base na indústria nacional e o l evantamento a que mandou proceder da realidade efetiva dos capitais estrangeiros no Brasil. ...
Comentários
Postar um comentário